Ciencias contabeis
A Contabilidade sendo uma ciência que cuida da geração das informações contidas no patrimônio das empresas vem observando que a globalização contribuiu para atenuar o nível de exigência da qualidade das informações fornecidas pela contabilidade em função do surgimento de novas especialidades potenciais, que decorrentes de mudanças estão agregadas ao mundo em transformação. Neste trabalho iremos tratar de conceitos específicos na área contábil e empresarial, bem como as definições dos princípios da contabilidade, regime de apuração, operações com mercadorias e impostos, sem esquecer das demonstrações contábeis: balanço patrimonial e DRE. As operações financeiras também se destacam alcançando maturidade e produtividade na gestão empresa.
Trata-se de conceitos referentes a aplicações financeiras no mercado, que podem direcionar os negócios, alem de orientações no tocante aos impostos e suas variantes de acordo com o regime de tributação apurado na empresa e as normas de legislação brasileira aplicadas na contabilização das empresas. Alem disso, são evidenciados conceitos que tratam das diversas modalidades de avaliação de estoque, proporcional ao segmento de mercado praticado na organização.
Diante dos conceitos evidenciados, propõe-se que a empresa venha utilizá-los para desenvolver um modelo de gestão linear e apta para sinalizar para o mercado, objetivando mostrar as novas tendências inseridas na profissão contábil neste novo milênio, em razão do aparecimento de novas especialidades referentes à contabilidade social, ambiental, tecnologia da informação, além de ressaltar a importância da abertura da contabilidade para estas diversidades de mudanças.
Hoje, a contabilidade passa a ter mais relevância no cenário econômico, deixando de ser apenas um instrumento importante no auxílio prestado no cálculo e na identificação dos valores que servem como base para recolhimento dos tributos, para análise e concessão de crédito ou pagamento de