Ciencias contabeis
SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL
O FRANCÊS ÉMILE DURKHEIM PROPÔS UMA METODOLOGIA CIENTÍFICA PARA A SOCIOLOGIA QUE PERMITISSE O ESTUDO DE LEIS “CONCRETAS”, E NÃO GENERALIDADES ABSTRATAS. BUSCOU CONSTRUIR CONCEITOS QUE POSSIBILITASSEM A ABORDAGEM DA REALIDADE SOCIAL.
ANALISE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO E, EM SEGUIDA, ASSINALE A OPÇÃO QUE INDICA AS AFIRMAÇÕES CORRETAS:
I. Afirma a predominância do todo sobre as partes, ou seja, o coletivo é maior e mais forte do que o indivíduo. Assim, existem fatos que encontram a sua origem na esfera coletiva, e não no indivíduo.
II. A sociologia de Durkheim rompe totalmente com qualquer influência de Comte.
III. A explicação para os fenômenos sociais só pode ser encontrada no indivíduo, pois é nele que os estados sociais se manifestam.
IV. As gerações adultas não exercem influências diretas sobre as gerações mais jovens. Estas procuram sempre construir algo novo, sem vinculação com o que já estava pronto.
V. Para Durkheim, o indivíduo só pode ter suas particularidades porque o meio social lhe fornece essas alternativas.
Sua Escolha
Escolha esperada
Resposta
Comentário
I e V
A primeira e a quinta afirmações estão corretas. Assim como Comte, Durkheim vê a sociedade como um estado de desorganização (p. 62). Para Durkheim, os fenômenos individuais são explicados pelo estado de coletividade, e não o contrário. (p. 65). Ele também acredita que educação é sinônimo de socialização, definida como o processo de aprender com as gerações adultas a ser membro da sociedade. (p. 69)
II, III e V
I e III
I e IV
Múltipla escolha (Resposta única)
Pontuação : 0/20
Questão 2
SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL
A MUDANÇA NAS FORMAS DE INTERPRETAÇÃO DO MUNDO FOI ESSENCIAL PARA O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA; MAS AS TRANSFORMAÇÕES NÃO OCORRERAM APENAS NO CAMPO DAS IDEIAS; OUTRAS MUDANÇAS NA SOCIEDADE TAMBÉM FORAM IMPORTANTES PARA O APARECIMENTO DA SOCIOLOGIA, ENTRE ELAS, DUAS “GRANDES REVOLUÇÕES” DOS SÉCULOS XVIII E XIX.