CIENCIAS CONTABEIS
quinta-feira, 31 de maio de 2007
As diferenças entre a "microeconomia" e a "macroeconomia"
microeconomia
A microeconomia está voltada, fundamentalmente, para:
§ as unidades individualizáveis da economia, como o consumidor e a empresa, consideradas isoladamente ou em agrupamentos homogêneos.
§ o comportamento do consumidor, na busca da satisfação máxima (dada sua restrição orçamentária) e outras motivações.
§ o comportamento da empresa, na busca do lucro máximo (dada as estruturas de custos e a atuação da concorrência) e outras motivações.
§ a estrutura e os mecanismos de funcionamento dos mercados; as conformações básicas da oferta e da procura, microscopicamente consideradas.
§ as funções e as imperfeições dos mercados, na alocação eficaz dos escassos recursos da sociedade e na geração dos produtos destinados a satisfazer às necessidades tidas como ilimitáveis.
§ as remunerações pagas aos agentes que participam do processo produtivo e a consequente repartição funcional da renda social.
§ os preços recebidos pelas unidades que geram cada um dos bens e serviços que compõem o produto social.
§ a interface entre custos e benefícios privados e o interesse maior do bem-comum.
Ao estudar a formação dos preços, a microeconomia envereda para o estudo da oferta, pela qual são responsáveis os produtores, e da procura, que depende do comportamento, motivações e reações dos consumidores; trata do estudo dos mercados, em suas várias formas e estruturas, examinando as condições gerais de equilíbrio das empresas em cada uma das situações concorrenciais possíveis e na esteira dos mercados e da produção, os salários pagos no mercado de trabalho e os lucros atribuídos à capacidade empresarial.
Na visão microeconomica, o funcionamento desse sistema corresponde ao de um jogo não cooperativo, tensionado, no sentido de que cada unidade individual cuida de seus próprios interesses, maximizando-os, sem coalização com as demais; de forma que nenhum dos