ATPS Analise estruturada de sistemas I
CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Análise Estruturada de Sistemas
Belo Horizonte 2013
Relatório – 1 Estudo de Viabilidade do Sistema de Vendas.
A Análise Estruturada diz respeito fundamentalmente a um novo tipo de Especificação Funcional, a Especificação Estruturada. Representa o estudo detalhado de uma área de trabalho (processo), que antecede uma ação que, quase sempre, implica no desenvolvimento de um conjunto de programas integrados (sistema) destinado à execução controle e acompanhamento do processo. Analise é o estudo de um problema que antecede à tomada de uma ação. No domínio específico do desenvolvimento de sistemas computacionais, análise refere-se ao estudo de alguma área de trabalho ou de uma aplicação, levando quase sempre a especificação de um novo sistema. O produto mais importante da análise de sistemas (da fase de análise do ciclo de vida do sistema) é o documento de especificação. Diferentes empresas adotam vários termos para este documento:
Especificação funcional
Especificação Formal
Especificação de Projeto
Memorando de Analise Racional
Relatório de Necessidades.
Foi introduzido um novo Termo o Documento Alvo. O Documento Alvo estabelece os objetivos para o restante do projeto. Ele diz o que o projeto tem de satisfazer em termos de compromissos para que seja considerado um sucesso. O Documento Alvo é o principal produto da análise. A Conclusão da fase de Analise envolve o seguinte:
1- Selecionar um alvo ótimo.
2- Produzir documentação detalhada desse alvo de tal forma que a implementação subsequente possa ser avaliada para ver se o alvo foi ou não atingido.
3- Produzir prognósticos precisos dos importantes parâmetros associados de desempenho.
4- Obter acordo em cada um dos itens acima, de cada uma das áreas afetadas.
Ao efetuar este trabalho, o analista empreende um conjunto de tarefas incrivelmente amplas e