ciencias contabeis
Ele usa para suas considerações uma conferência recente proferida por Mark Carney, governador do Bank of England, que especula que os ativos dos bancos sediados em Londres chegariam a nove vezes o PIB dos britânicos em 2050. Muitos discutem sobre a predominância do setor financeiro sobre as demais atividades econômicas, fazendo com que até cientistas e profissionais que deveria estar ligados à produção física sejam contratados por causa dos elevados salários oferecidos pelos bancos. A atividade financeira deveria ter a função de providenciar recursos para os investimentos e demais atividades que viabilizam a produção que atenderia as necessidades humanas, como de alimentação, habitação, vestuário, locomoção e todas as demais.
Haveria conveniência na divisão de trabalho, permitindo uma eficiência maior, na medida em que os profissionais se aprofundariam no que podem exercer com maior habilidade. A exagerada concentração das decisões nos bancos, não reconhecendo habilidades diferenciadas invadiria até com suas publicidades as atividades de comunicação social.
O autor cita trabalhos recentes que tratam do assunto. Andy Haldine, do próprio Bank of England, teria feito um discurso revelador intitulado “A Contribuição do Setor Financeiro: Milagre ou Miragem”, afirmando que há uma superestimação do setor financeiro. De Robin Greenwood e David Scharfestein, da Harvard Business School, intitulado “O Crescimento das Finanças