Ciencias Contabeis
Uma Análise do Ensino da Teoria da Contabilidade.
Para um perfeito desenvolvimento da contabilidade é necessário primordialmente ter um domínio apropriado dos conceitos básicos da contabilidade e para tanto é preciso estudar e compreender os termos aplicados na Teoria da Contabilidade, tais como, ativo, passivo, despesas, receitas.
A princípio discorreremos sobre o ativo, que é comumente apresentado como bens e direitos que uma entidade possui, porém para alguns estudiosos essa definição deverá ser aprofundada, pois acreditam que o ativo seja o capítulo essencial da contabilidade, haja visto os diversos relacionamentos contábeis com as despesas e as receitas. Segundo Iudícibus, todo ativo representa mediata ou imediatamente, direta ou indiretamente uma promessa futura de caixa.
Perez e Famá, consideram para a contabilidade que ativos os bens e direitos de uma entidade, expressos em moeda, a disposição da administração, sob uma ótica econômica, financeira os ativos são recursos controlados pela empresa e capazes de gerar benefícios futuros seja de natureza física ou não.
Conforme Hendriksen e Van Breda afirmam que ativos são essencialmente reservas de benefícios futuros.
Assim sendo, percebe- se que é de fundamental importância o entendimento do conceito ativo para que se tenha uma satisfatória percepção da natureza básica do referido conceito, e possível tratamento adequado das análises críticas das questões práticas da Contabilidade.
Em contrapartida, falaremos do passivo, que tem sua definição como obrigações e deveres da entidade, ou sacrifícios a serem consumidos, como definem Hendriksen e Van Breda.
Por muitos anos o Passivo foi deixado de lado nas contabilidades, porém passou a assumir um papel de Direito na atualidade como medida direta de obrigações na empresa, e partir dessa conscientização notou-se uma explosão de tipos distintos de passivo.
A Associação