diodo
Rio de janeiro
2013
Rio de janeiro
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO:
Um diodo zener é similar, na sua caracteristica direta, ao diodo de junção, Na sua zona inversa de funcionamento, o diodo Zener apresenta uma curva que é dependente da denominada tensão zener. Esta característica é bastante útil quando se aprende obter uma tensão de referência a partir de outra, assim, o modo de funcionamento normal é a polarização inversa e, para uam determinada corrente de polarização inversa, o diódo zener apresenta aos seus terminais uma tensão (de zener) constante. Como trabalha na zona inversa de funcionamento, este tipo de diodo apenas suporta um determinado valor de potência que é dado pelo produto vi, em que v é a tensão de zener (tenão inversa) e i a corrente inversa que o polariza.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 CONSTITUIÇÃO
Um díodo zener é constituído por uma junção PN de material semicondutor (silício ou germânio) e por dois terminais, o Ânodo (A) e o Cátodo (K).
SIMBOLO:
2.2 UTILIZAÇÃO
Se alimentarmos uma carga qualquer com uma tensão invariável, perfeitamente isenta de qualquer variação ou flutuação, nada mais há do que montar o sistema constituído pelo díodo zener (polarizado inversamente) e a resistência limitadora R, de tal modo que o díodo fique em paralelo com a carga.
R – Resistência que tem por função limitar a corrente no zener (IZ).
Rc – Resistência de carga (receptor)
2.3 POLARIZAÇÃO DIRETA
Quando polarizado diretamente, o diodo zener se comporta da mesma forma que um diodo retificador, entrando em condução e assumindo uma queda de tensão de 0,7V para o silício e 0,3V para o germânio.
Figura 2 – Diodo zener polarizado diretamente
2.3.1 POLARIZAÇÃO REVERSA
Enquanto o diodo retificador bloqueia a circulação de corrente, o zener atua como regulador de tensão, ao atingir a região de