tca 785
Uma característica interessante deste projeto é que mesmo durante o semiciclo negativo da alimentação, o triac recebe um pulso de disparo positivo pelo pino 14, o que permite ao controle ter o funcionamento em onda completa mesmo sem um sistema retificador para isso que atue sobre o controle. A largura dos pulsos de disparo é de aproximadamente 100 us.
b) Controle de Onda Completa Para Dois Tiristores (SCRs) de Alta Potência.
O circuito apresentado na figura 5 pode disparar dois SCRs ligados na configuração anti-paralela e controlando uma carga de até 15 kW, para os componentes indicados.
Controle de onda completa com SCR.
Controle de onda completa com SCR.
Apenas um TCA785 é usado nesta configuração. O pulso de disparo pode ser deslocado continuamente na faixa de 0 a 180 graus por meio de um simples potenciômetro. Nos semiciclos negativos, um pulso de disparo é obtido no pino 14 para o disparo do SCR correspondente por meio de um transformador de pulsos. Nos semiciclos positivos a comporta do segundo SCR recebe os pulsos de disparo pelo transformador de pulsos que vêm do pino 15.
c) Circuito de Controle de potência para Fase Única em Ponte com Transformador de Pulsos e Controle Direto de SCRs de pequena potência.
Este é o circuito apresentado na figura 6 e que utiliza um circuito integrado TCA785 apenas.
Controle de onda completa com ponte mista (diodo + SCR).
Controle de onda completa com ponte mista (diodo +