ciencias contabeis
Centro de Educação a Distância
Pólo de Pelotas/RS
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
GESTÃO DO CONHECIMENTO
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Adriel de Ávila – RA: 6942017165
Alessandra Vaz Madruga – RA: 6505277683
Lidiane Z. F. Peixoto – RA: 6950483928
Priscila D. S. Rodrigues – RA: 6789415837
Professor EAD - Mauricio Dias
Tutor EAD - Anália P. B. Jubanski
Tutor Presencial – Tereza Lisiane B. C. Ribeiro
JUNHO 2013
1 INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, as empresas brasileiras de forma significativa conscientizaram-se de que deveriam rever seus conceitos de gestão para poder sobreviver no mercado e ter um diferencial competitivo em relação às demais organizações. Por esse motivo, novas práticas gerenciais começaram a surgir e uma delas de suma importância é a Gestão do Conhecimento.
Essa nova forma de gerir tem como foco o Capital Intelectual, ou seja, o conhecimento, que pode ser extraído de várias formas, dentre elas a Revalorização do Capital Humano, isto é, cada indivíduo que compõe a empresa de forma a associar os avanços da comunicação e recursos tecnológicos a fatores humanos como o conhecimento, comprometimento e a criatividade entre outros com o objetivo de incorporar valores aos serviços prestados pela organização.
2 CONCEITOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
“A gestão do conhecimento, parte do pressuposto de que o conhecimento é a propriedade individual que pode ser compartilhada, e que gera valor para processos e tarefas a serem desempenhadas pelos seus detentores”, conforme, SILVA, Candido Ferreira e SILVA, Lucas Frazão.
O que se pode chamar ou atribuir à gestão do conhecimento, na verdade é que ela se trata da gestão da informação, pois, a mesma vai além, por se preocupar com a miríade de outros temas pertinentes às questões da informação e do conhecimento nas organizações, tais como: a criação e o uso do conhecimento; a gestão da inovação e da