ciencias contabeis
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 FOLHA DE PAGAMENTO DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS 4
2.2 RENDIMENTOS 6
2.2.1 RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS 6
2.2.2 RENDIMENTOS NÃO TRIBUTÁVEIS 6
3 DESCONTOS 8
3.1 INSS 8
4 ADIANTAMENTO SALARIAL 16
5 VALE TRANSPORTE 17
6 SALÁRIO-FAMÍLIA 18
7 ENCARGOS SOCIAIS 19
8 PRÓ-LABORE 21
9 CONCLUSÃO 22
REFERÊNCIAS 23 1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo um aprofundamento no que se refere a contabilização das operações com pessoal e compreender os vários conceitos que envolve desde a folha de pagamento até os mais variados encargos, descontos, rendimentos entre outros de uma empresa.
Veremos também a sua aplicabilidade e as normas e leis que regem esta área tão importante de uma instituição.
2 DESENVOLVIMENTO
A contabilidade desde a antiguidade vem contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. A necessidade da padronização e regulamentação dos fatos de uma empresa, fez com que vários estudos fossem feitos para atender esta demanda.
Poderemos verificar a seguir algumas leis, normas e como está o registro e a contabilização das operações com pessoal das empresas prestadoras de serviço na atualidade.
2.1 FOLHA DE PAGAMENTO DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS
Para o cálculo dos custos da mão-de-obra, é necessário se determinar quais as incidências sociais (INSS, FGTS) e trabalhistas (provisão de férias, 13º salário e DSR) sobre os valores das remunerações pagas.
Neste tópico, apresenta-se, resumidamente, 4 cálculos diferentes, que não compreendem todas as situações possíveis, pois cada empresa ou atividade tem suas próprias características de composição de custos.
Assim sendo, nos cálculos apresentados estão apenas os quesitos básicos relativos às férias, 13º salário, DSR e encargos sociais - FGTS e INSS. Para obter o valor real, acrescente-se o Vale Transporte e as médias de incidência de aviso prévio, auxílio afastamento por doença ou acidente e indenização de aviso prévio.