ciencias biologicas
O conceito de “Sustentabilidade”, apesar de muito conhecido e difundido, é muito pouco compreendido e, menos ainda, vivenciado. Para construirmos uma sociedade mais sustentável é preciso inicialmente compreender o que as pessoas pensam sobre o assunto e como agem no seu dia a dia. Por isso, nessa etapa inicial do projeto, um levantamento junto a direção da escola, coordenação, professores, alunos e comunidade: o que sabem, o que pensam e como agem. Com esses resultados em mãos, a ideia é propor ações que envolvam toda a comunidade escolar, agregando de forma efetiva novos valores às práticas já desenvolvidas dentro da escola e das salas de aula. A Educação tem se mostrado um dos melhores caminhos para promover mudanças duradouras de atitudes e comportamentos.
Objetivo
- Implantar prática sustentáveis na escola.
- Para a direção, coordenação pedagógica, os professores e os funcionários: Indentificar e promover atitudes sustentáveis no coletivo e, individualmente, agir coerentimente com elas.
- Para os alunos: Desenvolver atitudes diárias de respeito ao ambiente e à sustentabilidade, apoiadas nos conteúdos trabalhados em sala de aula.
- Para a comunidade do entorno: Ampliar o interesse por projetos ambientais e se integrar em sua organização e implantação.
Conteúdos de Gestão Escolar
- Administrativo: Levantamento da demanda dos recursos naturais que entram na escola (água, energia, materiais e alimentos), dos resíduos e da situação estrutural do edifício (instalações elétricas e hidráulicas).
- Comunidade: Envolvimento na questão ambiental, com construção de novas práticas e valores e a realização de interferências na paisagem.
- Aprendizagem: Desenvolvimento de habilidades que contemplem a preocupação ambiental nos âmbitos de energia, água, resíduos e biodiversidade.
Tempo estimado Os meses de fevereiro, março, abril, maio, junho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.
Material necessário
Contas de luz e água, plantas do