ciencia
Pólo: Porto Murtinho – MS.
Tutora: Denise Ferreira Chimirri.
Devido a analises que realizei, detectei o erro de planejamento financeiro para o exercício onde realizou um planejamento de receita e a despesa foi maior.
Falta de cumprimento dos procedimentos conforme estipula o PPA no orçamento do município para o ano em exercício.
Constantes aprovações de leis para complemento de receita para o exercício.
Falta de cumprimento no procedimento LDO onde prioriza o investimento em um determinado projeto.
Falta de controle contábil em relação de entrada e saída da empresa para eventuais auditorias.
Erro de lançamento contábil, onde se fez o lançamento dos investimentos Patrimonial e ativo sem fazer a amortização da depreciação do patrimônio. Sétimo erro lançou no sistema de compensação três contratos do calção, o que deveria ser feito no sistema de compensação é registrar todos os atos que pode afetar o patrimônio público, ou seja, é o objetivo e controle do gestor público registrar todo o valor completo direto ou indiretamente.
Oitavo erro é onde o plano de conta do município é bem simplificado, o que deve ser feito na Administração Pública sobre o plano de contas é o administrador e o contador ter no seu interesse todos os documentos para a escrituração, o gestor deve ter os planos de conta como instrumento para facilitar a localização das contas que representam os atos de gestão orçamentária, financeira e patrimonial.
A responsabilidade fiscal passa a ser código de conduta para os administradores públicos de todo o país. Determina novas produções de planejamentos, como estabelecimentos e metas, condições para a execução orçamentária como previsão, arrecadação e renuncia da receita.
O controle interno é extremamente importante, devendo o poder legislativo, com tribunais de contas, e também a população verificar as metas previstas se estão sendo cumpridas.
A padronização contábil tem como objetivo facilitar a