Ciencia
De fato, a atmosfera terrestre é tão fina que temos a capacidade de alterar a concentração de alguns de seus componentes moleculares básicos de forma radical. Sobretudo, já aumentamos enormemente a quantidade de dióxido de carbono - o mais importante dos gases causadores do efeito estufa.
É evidente que estão ocorrendo mudanças dramáticas e radicais no nosso mundo, e as ações do homem são responsáveis pelo aumento desproporcional do efeito estufa, como o desmatamento e a poluição inexorável, mas intensa.
O que você pode fazer para minimizar as conseqüências desse efeito?
Uma observação, não podemos acabar com Efeito Estufa, ele deve existir pois, este é que contribui para manter a temperatura do planeta em condições para nossa sobrevivência sob controle. Porém, vamos fazer a nossa parte sempre buscando maneira para minimizar os impactos causados por nossa sobreviviencia, e de nossas futuras gerações.
Diminuindo a emissão de CO2 através da utilização de biocombustíveis, da instalação de filtros em chaminés de fábricas, evitando queimadas, redução da queima de combustíveis fóssies, redução drástica de queimadas na vegetação, economizar energia elétrica, não deixar luzes acesas sem necessidade, trocar lâmpadas incandescentes pelas lâmpadas fluorescentes que poupam 68 Kg de CO2 por ano (é importante lembrar que um quilowatt de energia produzida no Brasil gera 36 Kg de CO2), evite utilizar carros como meios de transporte, dando preferência ao transporte coletivo e bicicletas, pois um dos principais agentes poluidores da atmosfera é o automóvel, da preferência a carros a álcool (um litro de gasolina lança 2,74 kg de CO2 na atmosfera, agora faça os cálculos: se alguém que dirige 20 mil quilômetros em um ano reduzir 10% desse valor, seja utilizando transporte coletivo, bicicleta ou fazendo pequenos trajetos a pé, contribuirá com a redução de pelo menos 500 kg de CO2 por ano), comendo menos carne suína e bovina,