Ciencia
Sociedade, tecnológica e ciência
S.T.C 6
Modelos de Urbanismo e Mobilidade
[pic]
DR2 – Tema
Princípios psicológicos à integração e bem-estar, com enfoque nos contextos de desenvolvimento e nos processos de mudança de meio envolvente.
Subtemas
1 – O funcionamento e o papel social das comunidades como promotoras de desenvolvimento e bem-estar pessoais.
2 – Os diferentes contextos no modelo ecológico do desenvolvimento (macrosistema, mesosistema, exosistema, microsistema).
3 – Fatores de risco e de proteção em cada um dos sistemas.
4 – Mecanismo de adaptação e transferência cognitiva, inerentes a qualquer processo de mobilidade individual entre diferentes comunidades (possibilidades e limitações).
Introdução
A integração é a dimensão em que uma pessoa se sente como membro de um grupo social por partilhar as suas normas, valores, crenças.
No que diz respeito a um individuo imigrante, a integração numa nova cultura é uma realidade que se apresenta como um desafio pessoal capaz de enriquecer e transformar um modo de vida. Quem se integra num novo grupo social procura, sobretudo, aquisição de direitos e responsabilidades, aprender uma nova cultura, adquirir um estatuto social, criar relacionamentos com membros da sociedade de acolhimento e adquirir formação de modo a sentir que pertence a um novo microssistema. Deste modo, a sua interação junto de uma nova sociedade constitui formas de encontrar coesão, unidade, equilíbrio, ajustamento e harmonia. É neste contexto que o papel e influencia de quem lhe está próximo, como por exemplo: A família, os vizinhos, comunidades, a igreja, a escola, saúde constituem parte fundamental na conceção de acesso a uma nova realidade. A influência destes fatores organizam um Mesosistema que promove o acesso ao mercado de trabalho, à Habitação, participação politica e reagrupamento