ciencia e tecnica resumo
Todas as coisas na Terra – inclusive o que você vê neste momento e o ar que a envolve – são formadas por elementos químicos em variadas composições. Os elementos são substâncias que não podem ser quebradas em outras pelos meios comuns. O carbono é um elemento, assim como o hidrogênio e o oxigênio. Dos 92 elementos que ocorrem naturalmente na Terra, apenas seis deles foram selecionados no curso da evolução para formar o material complexo e altamente organizado dos organismos vivos. Esses seis elementos – carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, fósforo e enxofre – formam 99% da massa de toda matéria viva. As propriedades únicas de cada elemento dependem da estrutura de seus átomos e da maneira como eles podem interagir e formar ligações com outros átomos para constituir as moléculas.
As plantas capturam a energia do Sol e usam-na para formar moléculas orgânicas essenciais à vida. Este processo – a fotossíntese – requer o pigmento verde (clorofila). As moléculas orgânicas formadas durante a fotossíntese fornecem tanto a energia quanto as grandes moléculas estruturais requeridas pela planta.
A água, uma molécula que consiste em dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio (H2O), constitui mais da metade de toda a matéria viva e mais de 90% da massa da maioria dos tecidos vegetais. Por outro lado, os íons – partículas eletricamente carregadas – como o potássio (K+), o magnésio (Mg2+) e o cálcio (Ca2+) correspondem a cerca de 1%. Quimicamente, quase todo o restante de um organismo vivo é composto por moléculas orgânicas – ou seja, moléculas que contém carbono.
Moléculas Orgânicas: As propriedades especiais de ligação do carbono permitem a formação de uma variedade de moléculas orgânicas. Das milhares de diferentes moléculas orgânicas encontradas nas células, apenas quatro diferentes tipos constituem a maior parte de massa seca dos organismos vivos. Esses quatro tipos de moléculas são os carboidratos (constituído