Ciencia Social
Foi um importante artista plástico francês, nasceu em 18 de abril de 1768, em Paris e morreu em junho de 1848. Chegou ao Brasil em 1816 com outros artistas franceses trazidos pelo Príncipe Regente D.João VI e só retornou a França em 1831. Durante esse período. Retratou diversas obras brasileiras como o dia a dia dos escravos e os pobres registravam o cotidiano da cidade do Rio de Janeiro, como o comercio escravos, os costumes dos indígenas, a riqueza da flora, criando um acervo importante de fontes iconográficas sobre o Brasil em sua primeira década no século XIX.
Em sua juventude, Debret estudou engenharia onde atuou um tempo na área só no final do SÉCULOXVIII retornou para a pintura onde alguns artistas o consideravam como um pintor neoclassicismo. Em 1798, expôs no salon a tela Le General Mésséien Aristoméne Delivré par une jeune fille, com esta pintura ganhou um prêmio em 1816, integrou a Missão Artística Francesa, organizada por D João VI de Portugal com objetivo principal de fundar no Brasil a Academia de belas artes, considerado um artista que se enquadra no estilo romântico. Foi à peça chave na fundação da Academia Imperial de Belas Artes, onde ele deu aulas durante algum tempo. Suas obras expressam características do neoclassicismo, dando formas bem definidas deixando os traços mais vivos uma das suas obras serviu como base para definir as cores e formas geométricas da atual bandeira republicana.
Suas obras eram sempre acompanhadas de textos para retratar o cotidiano e a vegetação dos brasileiros como as manifestações culturais, festas e tradições populares. Vejamos em suas obras realidades e sentimentos retratados:
Debret é para nossa cultura brasileira o rei das belas artes, pois nelas podemos viajar e retroceder ao passado com uma profunda relação pessoal e emocional do nosso Eu.
Demonstrando sentimento, individualismo, religiosidade e a natureza.
A Constituição de