Ciencia sociais
A estratégia ofensiva visa a liderança técnica do mercado e se baseia em pontos fundamentais, como o relacionamento mais próximo com o mundo de C&T, independência da área de P&D na firma (que desempenha um papel-chave); rapidez na exploração de novas oportunidades; combinação dos fatores anteriores.
Na estratégia defensiva a empresa também deve ser forte em pesquisa, às vezes até tão forte quanto a empresa com estratégia ofensiva. A diferença básica está no tempo de introdução e natureza das inovações. Empresas que adotam essa estratégia mostram certa aversão ao risco de ser a primeira a inovar e primam por aprender com os erros iniciais dos concorrentes.
A estratégia tradicional é adotada em mercados com baixa concorrência e sem demanda identificada por inovações nos produtos. Empresas que adotam essa estratégia têm pouca capacidade técnica ou científica para iniciar projetos de longo alcance e dificuldade de responder a mudanças tecnológicas.
Na estratégia dependente a empresa não quer imitar outras empresas mas responder às demandas dos clientes ou mesmo da empresa mãe (daí ser entendida também como uma estratégia de um departamento em uma grande empresa
2. Qual a importância da Matriz SWOT, e quais pontos analisam o ambiente e quais pontos analisam a organização? (1 ponto)
A análise SWOT é um método de planejamento estratégico para avaliar os pontos Fortes, as Oportunidades, as Fraquezas e as Ameaças. Ao fazer uma análise SWOT é importante ter em mente os seguintes pontos:
- Pontos Fortes: atributos internos da sua empresa. Servirá para alcançar os objetivos dentro da sua empresa.
- Pontos Fracos: atributos internos da empresa que podem ser prejudicial para alcançar seus objetivos.
- Oportunidades: fatores externos que vai fazer sucesso fácil.
- Ameaças: fatores externos que podem dificultar seu objetivo final.
Depois de