Ciencia dos materiais
O 5 “S” é uma das ferramentas do sistema de qualidade total que tem a finalidade de controlar atividades, informações e documentos, essencial no âmbito institucional, empresarial entre outros. A aplicação deste programa em uma viagem para o exterior, proporciona vários desafios, nos permite perceber algumas falhas cometidas por muitas pessoas e podem tornar a viagem desanimadora.
A aplicação desta ferramenta ao tema escolhido foi trabalhosa, pois trata-se de uma vigem, não existindo região limitada para a aplicação de alguns dos “S”. Dentre os problemas identificados o que ganhou grande notoriedade foi a falta de informação. Percebemos que a ausência deste fator é o vilão das viagens tranquilas e bem sucedidas.
Iniciando o processo de implantação do programa 5 S, foram feitos questionamentos tais como: Para onde será realizada a viagem?; Quais as documentações necessárias?; De quanto será o investimento?; O que deve ser levado na mala?; entre outras. As respostas dos questionamentos realizados anteriormente serão as soluções necessárias quanto à utilidade. Para solucionar tais dúvidas pertinentes, encontramos cartilhas para viajantes fornecidas pelos órgãos públicos que fazem as inspeções das pessoas que transitam nos aeroportos do país, e que estão disponíveis nos sites dessas instituições. Um quesito fundamental para a realização de qualquer viagem são os documentos de identificação e transito de pessoas. Para facilitar o acesso a esse tipo de informação, sugerimos uma lista apresentando as documentações que são obrigatórias em países que exigem o visto ou não.
Identificamos outro problema recorrente que acontece entre as pessoas que pretendem viajar. Depois da falta de informação, a arrumação da mala é o outro ponto de interrogação. O que levar na mala?; E qual o tamanho da mala que é possível levar. O guia do