Ciencia dos materiais- nanocompositos
O termo Nanotecnologia vem revolucionando o mundo da ciência, trazendo muita expectativa a este setor que tem como principal característica sua diversificação. O objetivo da nanotecnologia é criar novos materiais e desenvolver novos produtos e processos baseados na crescente capacidade da tecnologia moderna de manipular átomos e moléculas. As áreas de aplicação da nanotecnologia abrangem praticamente todos os setores industriais e de serviços. A multiplicidade de aplicações é imensa e demanda conhecimentos multidisciplinares, baseados na física, química, biologia, ciência e engenharia de materiais, computação, entre outras áreas, que visam estender a capacidade humana de manipular a matéria até os limites do átomo.
Na área de materiais, o potencial da Nanotecnologia é imenso. Novos materiais poliméricos nanoestruturados estão sendo desenvolvidos, com propriedades superiores aos já existentes. Além disso, a própria forma de produção desses materiais tenderá a sofrer transformações profundas visando associar baixo custo de produção e materiais mais eficientes.
Tipos de Polímeros
A Figura 1 apresenta um panorama dos principais tipos de polímeros identificados com seus respectivos percentuais de participação. Pode-se observar que os polímeros mais utilizados neste universo são os polióxidos, poliacrilatos e os polivinílicos, que contribuem com mais de 35% dos registros envolvendo materiais poliméricos nanoestruturados. Dentre os polióxidos destacam-se os polióxidos de etileno, propileno, etileno-propileno, entre outros. Na classe dos poliacrilatos encontram-se os poli (acrilatos de alquila), polimetacrilato, o poli(ácido acrílico), enquanto que no grupo dos polivinílicos destaca-se o poli(álcool vinílico) e derivados.
Figura 1 - Polímeros utilizados em Nano Materiais
Materiais incorporados aos polímeros
Em diversos casos, são adicionados à matriz polimérica, outros materiais que atuam como aditivos e/ou