Reforma protestante
Da disciplina: História
Mogi das Cruzes 16.03.2011
Índice
1° Biografia e o que defendeu Martinho Lutero pág. 01
2° Biografia e o que defendeu João Calvino pág. 02
3° Conclusão pág. 03
4° Bibliografia pág. 04
Biografia e o que defendeu Martinho Lutero
Martinho Lutero iniciou a Reforma Protestante. Personagem fundamental da história moderna européia, sua influência alcançou não somente a religião, mas a política, a economia, a educação, a filosofia, a linguagem, a música e outras áreas culturais. No verão de 1512,
Lutero doutorou-se em Teologia na Universidade de Wittenberg e assumiu a cátedra de
Teologia Bíblica, que conservou até a morte. Foi atuante pregador, professor e administrador. Ao estudar o Novo Testamento para a preparação de suas aulas, convenceu-se de que os cristãos são salvos não pelos próprios esforços e méritos, mas pelo dom da graça de Deus, aceita pela fé.
Em 1517, expôs, na porta da Igreja de Todos os Santos de Wittenberg, suas 95 teses, escritas em latim, contra a venda de indulgências. Lutero defendeu suas opiniões, energicamente, nos debates universitários públicos em Wittenberg e outras cidades.
Em 1520, essa posição acabou por levá-lo a inquérito, aberto pela Igreja romana, resultando na condenação a seus ensinamentos e em sua excomunhão pelo papa Leão X.
Na Dieta de Worms, pediram-lhe que se retratasse ante as autoridades seculares e eclesiásticas, mas ele se negou a fazê-lo. O duque Federico da Saxônia, o Sábio, manteve-o em seu castelo de Wartburg, onde Lutero iniciou a tradução do Novo Testamento do original grego para o alemão, o que propiciou importante contribuição para o desenvolvimento da língua alemã.
Em 1525, casou-se