Ciencia da Computação
Atividades Práticas Supervisionadas – 1º/2º SEMESTRES – CC/SI
I. TEMA:
“AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES”
II. PROPOSTA DO TRABALHO
As Atividades Práticas Supervisionadas serão constituídas pelos seguintes tópicos:
1. O grupo de alunos deverá, através de fontes formais de informação, pesquisar sobre o conceito de criptografia, seus usos e aplicações, assim como as técnicas criptográficas mais conhecidas / utilizadas atualmente.
2. O grupo deverá escolher uma técnica de criptografia e expor em sala de aula as questões relativas ao uso da mesma, tendo como cenário a rede mundial de computadores, nos seguintes aspectos:
a) Qual a abordagem utilizada em sua concepção (estruturação, conceitos e fundamentação)
b) Os benefícios que a mesma trouxe em relação a outras técnicas anteriores.
c) Principais aplicações e sistemas que a utilizam ou utilizaram-na e a motivação para tal escolha.
d) Discussão comparativa entre esta técnica e outras conhecidas / utilizadas, expondo de forma analítica as especificidades de cada uma e sua utilização mais adequada.
e) Eventuais vulnerabilidades e falhas detectadas neste tipo de técnica.
f) Quais as melhorias futuras foram ou têm sido propostas e eventuais conseqüências.
3. O grupo deverá fazer uma dissertação sobre todos os elementos citados acima, assim como o efeito desse trabalho na sua formação e discutir a interdisciplinaridade envolvida no mesmo.
4. O grupo deverá elaborar um programa, que baseado nos conceitos descritos nos itens de 1 a 3, possa efetuar a criptografia / descriptografia de qualquer mensagem, cifrada ou não, baseada na técnica escolhida pelo aluno.
5. A apresentação do trabalho deverá expor em tempo real o processo de criptografia. O programa deverá contemplar a possibilidade de cifragem de frases completas até o limite de 128 caracteres, e também a sua respectiva descriptografia. A frase e eventual chave serão fornecidas pelo professor