CIDOS CARBOX LICOS 2
1. Conceito e Estruturas. Ácidos carboxílicos são estruturalmente caracterizados pela presença do grupo carboxila. As representações mais usadas para a carboxila são:
Composto orgânico que apresentar o grupo funcional carboxila é considerado um ácido carboxílico
Na carboxila o carbono está no estado máximo de oxidação para compostos orgânicos
Este estado máximo de oxidação (nos ácidos carboxílicos) é comum ser encontrado na natureza, pois vivemos em uma atmosfera oxidante. Vários ácidos carboxílicos encontram-se livres nos alimentos, nos vegetais ou nos animais.
Exemplos: HCO2H Ácido fórmico. Líquido cáustico de odor irritante. É o componente responsável pelo desagrado nas picadas de muitas formigas e também nas urtigas. Usado como fixador de corantes em tecidos (mordente). Como acaricida (exterminar ácaros). Na medicina para o tratamento do reumatismo. Obtenção de monóxido de carbono (CO). Produção de ácido oxálico (HCOO - COOH). Processamento de couro (acidificante na preparação para o curtimento ao cromo e fixador de produtos aniônicos na etapa de acabamento molhado). Na coagulação do látex da borracha.
Preparação: NaOH + CO (150°C e 8 atm. → H-COONa (metanoato de sódio ou formiato de Na) H-COONa + HCl → NaCl + H-COOH (ácido metanóico ou ácido fórmico).
Na picada de abelhas e formigas ocorre a injeção de ácido fórmico, ocasionando a dor que sentimos. A irritação que sentimos na pele quando tocamos na urtiga também é devida à presença do ácido fórmico nessa planta. CH3COOH Ác. acético. Encontra-se como substância característica do vinagre (5%). Também é encontrado na fumaça formada na combustão da madeira e é um dos responsáveis pela ardência nos olhos. É o ácido orgânico industrializado em maior volume.
Ácido acético é o nome reconhecido pela IUPAC. A abreviatura mais comum e oficial para o ácido acético é AcOH ou HOAc. O ácido acético (do latim acetum, azedo), CH3COOH, oficialmente