Cidadão e cidadania
Sumario
Apresentação 2
Definição de cidadania 3
Cidadania no passado e no presente 3
Direitos civis, sociais, políticos e humanos 4
Cidadania no Brasil 4
Direitos e deveres na constituição brasileira 5
Conclusão 6
Apresentação
Pesquisamos como a cidadania evoluiu no decorrer do tempo até chegar ao modo como conhecemos hoje, os conceitos e regra que foram criadas e mudadas e grandes nomes que ajudaram a criar a moldar a cidadania.
Definição de cidadania
Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis,políticos e sociais estabelecidos na constituição. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que ao cumprirmos nossas obrigações permitimos que o outro exerça também seus direitos. O termo cidadania tem origem etimológica no latimcivitas, que significa "cidade". Estabelece um estatuto de pertencimento de um indivíduo a uma comunidade politicamente articulada – um país – e que lhe atribui um conjunto de direitos e obrigações, sob vigência de uma constituição.
Cidadania no passado e no presente
Cidadania no passado
O conceito de cidadania tem origem na Grécia clássica, sendo usado então para designar os direitos relativos ao cidadão, ou seja, o indivíduo que vivia na cidade e ali participava ativamente dos negócios e das decisões políticas. Cidadania pressupunha, portanto, todas as implicações decorrentes de uma vida em sociedade.
A cidadania instaura-se a partir dos processos de lutas que culminaram na Declaração dos Direitos Humanos, dos Estados Unidos da América do Norte, e na Revolução Francesa. Esses dois eventos romperam o princípio de legitimidade que vigia até então, baseado nos deveres dos súditos, e passaram a estruturá-lo a partir dos direitos do cidadão. Desse momento em diante todos os tipos de luta foram travados para que se ampliasse o conceito e a prática de cidadania e o mundo ocidental o estendesse para mulheres,