cidades
Mesmo sendo natural, este fenômeno é agravado por gases que são liberados pela queima de combustíveis fósseis como o petróleo e o carvão, que desde a primeira revolução industrial vem sendo usado em máquinas como combustível no lugar da força humana.
O dióxido de carbono e monóxido de carbono, que são uns dos gases estufa, ficam concentrados em determinadas regiões da atmosfera formando uma camada que bloqueia a dissipação do calor. Outros gases que contribuem para este processo são: gás metano, óxido nitroso, óxidos de nitrogênio e óxidos de enxofre. Esta camada de poluentes, tão visível nas grandes cidades, funciona como um isolante térmico do planeta, pois não deixam com que a inversão térmica aconteça. Por conta disto o calor fica retido nas camadas mais baixas da atmosfera trazendo graves problemas ao planeta.
Uma maneira muito eficaz no combate a este crescente problema é o desenvolvimento sustentável, que pode ser conquistado de maneira muito acentuada na arquitetura e urbanismo. É dentro desta perspectiva que aparecem as