Cidade Para Os Idosos
Levantamento foi publicado pela revista Exame da última semana; políticas públicas do Governo de Minas Gerais contribuem para o bom desempenho dos municípios do Estado
A última edição da revista Exame, publicada nesta semana, traz a relação das cidades brasileiras que oferecem as melhores condições de vida aos idosos. Dentre as 20 mais bem posicionadas na lista, cinco são de Minas Gerais. São elas: Poços de Caldas (6ª), Belo Horizonte (9ª), Juiz de Fora (14ª), Divinópolis (15ª) e Uberaba (19ª). Para se chegar ao resultado, o estudo analisou o acesso dos idosos aos serviços de saúde, às atividades de esporte e lazer, às medidas protetivas e aos instrumentos culturais, entre outros aspectos.
Com expectativa média de vida de 73,3 anos, o bom desempenho das cidades mineiras espelha a eficiência das políticas públicas, que asseguram aos 2,6 milhões de idosos – segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - o direito à saúde, à cidadania, à liberdade e à dignidade.
Direito à saúde e à convivência familiar
Dentre algumas ações realizadas pelo Governo de Minaspara melhorar a qualidade de vida da população da terceira idade, os 13 centros Mais Vida, espalhados por todas as regiões do Estado, se destacam ao oferecer atenção especializada à saúde da população idosa considerada frágil ou de risco. A intenção é de assegurar a continuidade da vida junto à família com independência e autonomia, por meio de intervenções precoces e a identificação de situações de vulnerabilidade.
“Temos o propósito de promover a longevidade da população, com a finalidade de conseguir uma máxima expectativa de vida ativa”, ressalta a coordenadora de Atenção ao Idoso da Secretaria de Estado de Saúde, Eliane Bandeira.
Em 2012, os centros atenderam 18.576 idosos e realizaram 242.538 procedimentos. Até julho deste ano – data do último levantamento - já tinham sido atendidos