15 dicas para não errar no ponto de venda
Autor: José Carmo Vieira de Oliveira
Fonte: Sebrae/SP
Descubra dicas importantes preparadas pelo Sebrae/SP para evitar erros nos pontos de venda
Detalhes como público alvo, o caminho percorrido pelo cliente, localização da loja, entre outros, podem fazer a diferença no seu ponto de venda. 1 - Sucesso x Fracasso
Uma boa localização pode representar uma grande variação no volume de negócios e ser determinante entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento.
2 - A importância do "P" de ponto
A questão da localização não pode ser dissociada dos outros componentes do marketing. Considerando os 4 PS, deve-se buscar a coerência entre o PONTO (localização), o PREÇO, o PRODUTO e a PROMOÇÃO. O P de Ponto tem caráter de vida longa, enquanto os outros "Pês" podem sofrer ajustes e serem reorientados de forma tática mais facilmente.
3 - Ponto ideal
O ponto ideal é o que fica mais próximo do seu público-alvo e que mais se ajusta à proposta do negócio. Uma loja que não atenda a essas características requer investimento de muito tempo e dinheiro para garantir a sua presença no mercado.
4 - No caminho do cliente
"O bom ponto é aquele que fica no caminho do cliente". É preciso analisar o traçado das ruas e avaliar se o trânsito é compatível com a atividade. Grandes avenidas com retornos e estacionamentos proibidos afastam o comprador. De modo geral, vias movimentadas adaptam-se a compras por impulso e as mais calmas à venda de produtos especializados.
5 - Facilidade de acesso
O sucesso também depende da facilidade de acesso. "Uma padaria, por exemplo, deve instalar-se no sentido centro-bairro, para que as pessoas possam estacionar na volta para casa".
6 - Aspectos legais
No caso de imóveis usados é bom avaliar se a área permite a montagem de uma loja e se a reforma é viável do ponto de vista arquitetônico e financeiro. Procure informar-se detalhadamente sobre as limitações para a construção.
7 - Lojas em