Cidade de Ozanam
Num gesto de solidariedade de várias pessoas, complexo localizado no bairro Ipiranga, datado do séc. XIX, oferece abrigo, atividades recreativas e educação a crianças e idosos A Cidade de Ozanam é um complexo fundado no final do século XIX, no bairro Ipiranga, região nordeste da Capital. O terreno foi doado pela Prefeitura de Belo Horizonte à Sociedade de São Vicente de Paulo – SSPV. Destinado à construção de um conjunto habitacional para atender ao enorme número de pessoas sem moradia, acabou transformando-se numa pequena cidade. O nome é uma homenagem ao fundador da entidade, Antônio Frederico Ozanam.
O conjunto surgiu simultaneamente à ocupação do bairro Renascença, onde a iluminação pública só chegou com a linha de bonde que servia ao complexo. Hoje, é um complexo composto por: um conjunto habitacional, pela Casa do Ancião, Escola São Vicente de Paulo e Creche Odete Valadares.
O conjunto habitacional, que deu origem ao projeto Cidade Ozanam, possui, atualmente, 50 casas que abrigam, gratuitamente, famílias carentes. Para garantir o benefício a essas pessoas, é feita uma revisão no contrato, de seis em seis meses, a fim de verificar a necessidade ou não de permanência da família na casa.
A Casa do Ancião abriga 94 idosos, sendo 12 homens e 82 mulheres. É construída em plano único com corrimão em todas as paredes para facilitar a locomoção dos internos. O espaço físico é constituído por cozinha industrial, capela e área de lazer; e uma equipe multidisciplinar formada por cuidadores de idosos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos especialistas, assistente social, nutricionista e enfermeiras garante a saúde dos internos. Além disso, a entidade possui três veículos com motoristas para atender à demanda. Há um convênio com a Prefeitura de Belo Horizonte, mas a casa é mantida pela SSVP, por doações de alimentos, roupas, remédios e mão-de-obra de profissionais especializados. Para internação na