Seminário de Humanismo e Cultura Religiosa
“O voluntariado é a expressão de um povo que acredita na preservação da dignidade de todo e qualquer cidadão. É a expressão máxima da democratização de uma nação.”
Adair Aparecida Sberga
Roteiro
Ceunsp – Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio
Curso: Recursos Humanos- 2º semestre
Disciplina: Humanismo e Cultura Religiosa
Professora: Mirian Vicente
Tema: O Trabalho voluntário – “País rico é país que tem valores”
(Johanpetter, 2013)
Alunos: Naiara nº44, Kelly nº38 e Kliger nº39.
Instituição escolhida
A sociedade São Vicente de Paulo foi criada a mais de
170 anos e tem como objetivo aliviar a miséria por onde passa, seja ela espiritual ou material; atendendo principalmente famílias em situação de risco social .
A SSVP foi criada em homenagem a Frederico Ozanam que nasceu em 1813 e com apenas 20 anos iniciou seu trabalho de amparar os mais necessitados atraindo assim mais adeptos a causa que acabou tornando a Sociedade essencial nas classes mais baixas da comunidade.
Ozanam com seu altruísmo acabou por comover além do esperado tornando o círculo conhecido mundialmente. A
SSVP é constituída drasticamente por voluntários, ou seja sem fins lucrativos.
Números:
Hoje, temos mais de 700 mil membros espalhados pelo mundo. O Brasil é o maior país vicentinos do planeta e conta com cerca de 250 mil voluntários organizados em 20 mil Conferências e 33 Conselhos
Metropolitanos. . Em Porto Feliz onde somos voluntários até o momento estamos inteirando 15 confrades, como são chamados os voluntários do grupo. A SSVP não detém de confrades contratados, todos que dela participam são voluntários e, portanto não tem nenhum fim lucrativo no mesmo.
Não temos dados apontando quantos assistidos há no país todo. Em Porto Feliz atualmente, temos 18 famílias assistidas.
A Sociedades depende inteiramente de doações para conservar-se, elas vêem de industrias, mercados, comércios em geral, de