Cidade de maua
A formação do município está ligada aos primeiros moradores e proprietários de terras da região, entre Antônio Franco da Rocha e Capitão João José Barbosa Ortiz.
A Capela Nossa Senhora do Pilar, foi erguida na região e em torno dela, foi surgindo casas, engenho de cana-de-açúcar e armazéns. Novos habitantes foram se fixando e constituindo a vila. Daí o nome inicial do vilarejo: PILAR.
No dia 05 de junho de 1861, o Barão de Mauá, compra duas fazendas do Capitão João e de suas irmãs: Escolástica Joaquina e Catharina Maria; passando a ser o grande proprietário do local, mesmo morando no Rio de Janeiro.
Em 1883, a São Paulo Railway (estrada de ferro), inaugurou a Estação Pilar, que em 1926 mudou seu nome para Mauá, em homenagem a Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá.
Em 18 de outubro de 1934, Mauá foi elevada à categoria de Distrito de Paz no Município de São Bernardo, Comarca da Capital.
Em plebiscito realizado no dia 22 de novembro de 1953, foi emancipada, tornando-se o Município de Mauá. Mas tornou-se município autônomo a partir de 01 de janeiro de 1954. No entanto, o aniversário da cidade é comemorado a partir de 08 de dezembro de 1954, dia da padroeira da cidade: Imaculada Conceição.
Embora existam vários ramos de atividade econômica na cidade, Logística, Metalurgia, Indústrias Químicas e Materiais Elétricos e Petroquímicos. Ainda hoje Mauá é lembrada como a "Capital da Louça e da Cerâmica", devido ao fato de esta atividade ter sido bastante importante para o desenvolvimento do município. Existem dois pólos industriais (Capuava e Sertãozinho) e um grande Pólo Petroquímico onde está localizada a refinaria da Petrobrás, a RECAP, estes pólos transformaram Mauá em um dos maiores parques industriais do país.
O primeiro prefeito da cidade foi Ennio Brancalion – 01 de janeiro de 1955 á 31 de dezembro de 1958.
Aniversário: 08 de dezembro.
Fundação: 22 de novembro de 1953.
Emancipação: 22 de