Cidadania e Meio Ambiente
TRABALHO AVALIATIVO SOBRE CIDADANIA E MEIO AMBIENTE
PÂMELA ESCHER
FUNDAMENTOS DA REALIDADE BRASILEIRA E CIDADANIA
NOVO HAMBURGO, MAIO DE 2015.
O IMPASSE CIDADÃO
Como pode ser visto nos textos disponibilizados e nos vídeos, pois relaciono, juntamente com o vídeo “Ilha das Flores”, o vídeo disponibilizado anteriormente, este intitulado de “A História das Coisas”, com os assuntos estudados.
Uma das ideias principais, se relaciona com a questão da priorização externa, melhor, onde os valores socioeconômicos possuíssem valor/importância, se estes fossem espelhados em países de maior desenvolvimento, e consequentemente sua ineficácia, quando realizado, em detrimento da desestrutura, esta que reflete o país hoje. Outra ideia, sugere, a relação difusa dos princípios e valores que, a sociedade apresenta atualmente; a sociedade luta pelo direito de consumir, e não pelo direito de ser livre. Esta questão relaciona-se também com a ideia do texto referente ao vinculo da cidadania com o meio-ambiente, sequentemente dos vídeos citados acima.
Sintetizando, os materiais, para este trabalho avaliativo, têm como princípios, nos demonstrar de forma sucinta a realidade brasileira e nos deixar reflexivos sobre a mesma, pois estes abordam os problemas enfrentados hoje em dia, os mesmos referentes aos direitos invertidos ou não, dos cidadãos, ou seja, a cidadania, esta juntamente com a tão pautada questão do meio ambiente.
Como disponibilizado no texto “Cidadania na Encruzilhada”, percorremos um longo caminho, 178 anos de história do esforço para construir o cidadão brasileiro.
Chegamos ao final da jornada com a sensação desconfortável de incompletude. Os progressos feitos são inegáveis, mas foram lentos e não escondem o longo caminho que ainda falta percorrer. O triunfalismo exibido nas celebrações oficiais dos 500 anos da conquista da terra pelos portugueses não consegue ocultar o drama dos milhões de pobres, de desempregados, de analfabetos e. semianalfabetos, de