Cidadania/ Saúde Pública
Saúde Pública
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
SUS – Sistema Único de Saúde
CRIES - Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais
HIV - Vírus Da Imunodeficiência Humana
AAPAC - Associação De Apoio Proteção E Amparo Da Criança
SESC - Serviço Social do Comércio
CF/88 – Constituição Federal de 1988
CPF – Cadastro de Pessoas Físicas
MP – Medida Provisória
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
O conceito de cidadania vem sendo construído a partir da Grécia clássica, usado para designar os direitos relativos ao cidadão, isto é, o indivíduo que vivia na cidade e participava ativamente dos negócios e das decisões políticas. Nesta época cidadania era conceituada com sendo todas as implicações decorrentes de uma vida em sociedade.
No decorrer da história global, o conceito de cidadania foi dilatado, passando a abarcar um conjunto de valores sociais que determinam o conjunto de deveres e direitos de uma pessoa.
Na atualidade cidadania representa um conjunto de direitos que faculta à pessoa a possibilidade de participar ativamente de relações da vida e do governo de seu povo. Quem não é possuidor da cidadania está a margem ou exceptuado da vida social e tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro da sociedade em que vive.
O conceito de cidadania sempre esteve muito ligado a questões de direitos políticos, facultando ao indivíduo intervir no curso dos negócios públicos do Estado, com participação da pessoa direta e indireta na composição e gestão do governamental, entretanto, dentro de uma democracia, a própria descrição de direito nos leva ao vínculo de deveres, uma vez que em uma dada sociedade os direitos de um indivíduo são garantidos através do cumprimento dos deveres dos demais componentes dessa sociedade. Esta cidadania poderá ser exercida por todos no cotidiano, quando participamos de atividades na sociedade em que vivemos.
Sendo muito amplo as atividades que corporizam o pleno exercício da