ciclos de vidas
Eng. De Software
Professor: João Grenteski Resumo aulas
O ciclo de vida
O ciclo de vida de um projeto de sistema é o modo como o projeto é desenvolvido na empresa e é uma maneira simples para que qualquer pessoa da área de desenvolvimento de sistemas possa entrosar-se com o projeto a ser desenvolvido.
É importante para: Definição das atividades a serem executadas em um projeto.
Consistência entre muitos projetos de desenvolvimento da mesma organização.
Introdução de pontos de verificação para o controle gerencial de decisões.
Facilidades no gerenciamento de prazos.
Ciclo de Vida Clássico
É executado mediante algum método de análise de sistemas, projetos. Assim, o número de fases varia de organização para organização e pode ter cinco, sete ou doze fases.
Ciclo de Vida da Prototipação
A definição do sistema
Ocorre através da descoberta gradual e evolutiva deste por parte do usuário e do desenvolvedor. Assim, obtém-se um conjunto inicial de necessidades e as implementam rapidamente com a intenção de refiná-las de acordo com o aumento do conhecimento do sistema por parte do desenvolvedor e do usuário.
Esse modelo pode assumir três formas:
Um protótipo em papel ou um modelo computacional que mostra a interação do homem com a máquina, de tal forma que o usuário entenda com clareza a interação existente. Um protótipo de trabalho que implemente algumas funções que são exigidas pelo sistema desejado.
Um programa existente que execute parte ou toda a função desejada para o novo sistema, mas com características que poderão ser melhoradas durante o desenvolvimento.
Esse modelo corrige (ao menos em parte) o fato do desenvolvimento de sistema ter ciclos, onde as tarefas são repetidas. Não corrige o fato de que em algumas fases apliquemos simultaneamente (ainda que em menor proporção), habilidades de outras fases, porém isso é uma limitação própria do modelo cada ciclo é completado com uma revisão, na