Ciclos de vida e reprodução de fungos e algas
Haplobionte
Ciclo de vida no qual o indivíduo que produz os gametas é haploide (n). O zigoto (ou célula ovo) diplóide (2n) é formado a partir da fecundação dos gametas e logo em seguida sofre meiose, formando células haplóides (n) que se desenvolverão formando os indivíduos adultos. A meiose neste ciclo é conhecida como meiose inicial ou zigótica. Possuem o ciclo haplobionte algumas algas verdes (clorófitas).
Diplobionte
Ciclo de vida no qual o indivíduo que produz gametas é diploide (n). A meiose ocorre na formação dos gametas, que são as únicas células haploides (n) no ciclo. A partir da fecundação dos gametas é formado o zigoto diploide (2n), que se desenvolverá formando o indivíduo adulto. A meiose neste ciclo é conhecida como meiose final ou gamética. Possuem o ciclo diplobionte algumas algas verdes (clorófitas) e algas pardas (feófitas).
Haplodiplobionte
Também conhecido como Alternância de gerações, é o ciclo onde há um adulto diplóide (2n) e um adulto haplóide (n). O adulto diplóide (2n) produz esporos (n) por meiose, por isso o chamamos de esporófito (produtor de esporos). Já o adulto haplóide (n) produz gametas por mitose, recebendo o nome de gametófito (produtor de gametas). A meiose neste ciclo é conhecida como meiose intermediária ou espórica. Encontramos o ciclo haplodiplobionte presente nas algas vermelhas (rodófitas), em algumas algas verdes (clorófitas) e algas pardas (feófitas), e nos grupos das briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
Reprodução dos fungos
O ciclo assexual é o mais comum entre os fungos, pois pode ser repetido várias vezes durante a estação de crescimento, enquanto o ciclo sexual ocorre somente uma vez por ano.
Reprodução Assexuada
Fragmentação
A maneira mais simples de um fungo filamentoso se reproduzir assexuadamente é por fragmentação: um micélio se fragmenta originando novos micélios.
Brotamento
Leveduras como Saccharomyces cerevisae se reproduzem por