Ciclos Biogequimicos
O conteúdo deste trabalho se dirige basicamente em explicar o que são três tipos de ciclos diferentes que fazem parte de um principal o biogeoquímico dentro deste tema termos como foco os ciclos correspondentes ao carbono (CO2), oxigênio (O2) e nitrogênio (N2) que como veremos a seguir são de estrema importância e essenciais para os seres vivos dento das suas mais variadas classes e espécies.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
São processos naturais que reciclam elementos em diferentes formas químicas do meio ambiente para os organismos, e, depois, vice-versa. Água, carvão, oxigênio, nitrogênio, fósforo e outros elementos percorrem estes ciclos, unindo os componentes vivos e não-vivos da Terra.
Sendo a Terra um sistema dinâmico, em evolução, o movimento e a estocagem de seus materiais afetam todos os processos físicos, químicos e biológicos.
Um ciclo biogeoquímico é o movimento ou o ciclo de um determinado elemento ou elementos químicos através da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera da Terra.
Fazem parte do ciclo biogeoquímico os ciclos:
Ciclo da Água
Ciclo do oxigênio
Ciclo do Carbono
Ciclo do Nitrogênio
Ciclo do Fósforo
Ciclo do Cálcio
Ciclo do Enxofre Neste trabalho focaremos apenas três desses ciclos:
CICLO DO CARBONO
O elemento carbono é o principal constituinte de tudo o que é orgânico o carbono é um elemento que nos últimos anos tem provocado mudanças profundas em todo o mundo.
O elemento carbono é encontrado na atmosfera na forma de gás originado quase todo ele do processo de respiração dos seres vivos (79%) completa o que chamamos de “Ciclo do carbono”.
O Ciclo do carbono se inicia a partir do momento em que as plantas, ou outros organismos autótrofos, absorvem o gás carbônico da atmosfera e o utilizam na fotossíntese (ou quimiossíntese no caso de alguns organismos) incorporando-o às suas moléculas. Então o carbono passa para o próximo nível trófico quando os animais herbívoros ingerem as plantas e absorvem parte do carbono