1 Atividade De MTC Boaventura
DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
ALUNO(A): ANA BEATRIZ RIBEIRO BATISTA
MATRÍCULA: 11414944
SÍNTESE DO TEXTO “UM DISCURSO SOBRE A CIÊNCIA” ( BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS)
O livro é basicamente dividido em 4 partes, onde ele aborda:
1ª Parte: Ciência Moderna e o presente
O autor inicia o livro falando de uma “crise de identidade” das ciências no final do século XX. Ele fala desta “crise” durante toda a sua obra, frisando fatos históricos das ciências naturais (exatas) e das ciências sociais. O autor, também, cita durante toda a sua obra exemplos de Rosseau. Isto permite uma compreensão melhor do pensamento do autor, através de perguntas e respostas.
2ª Parte: Padrão Dominante
A partir desta fase, o livro trata de um modelo de ciência racional, constituiu-se após o século XVI e só foi estabilizado no século XIX. Neste modelo, afirmava-se que era preciso uma forma de se provar o verdadeiro conhecimento e que só alcançava-se o verdadeiro conhecimento através do método de empregar a matemática na observação e na experimentação. Esse novo modelo, permitiu assim, a previsibilidade dos fenômenos da natureza, pois hoje a ciência busca entender o “como” e não o “por que” de tudo. Nessa época, a ciência tornou-se um modelo de racionalidade dominante, pois começou a fazer parte do comportamento social.
3ª Parte: A crise no Padrão Dominante
Nesta etapa do livro, Boaventura trata da crise da ciência racional do século XVI. Ele cita 4 contradições que decorreram que fizeram com que este Padrão Dominante de se “fazer ciência” entrasse em crise:
Teoria da relatividade de Einstein: “Não havendo simultaneidade universal, o tempo e o espaço absoluto de Newton deixam de existir”. Assim, as leis físicas e a geometria só podem ser válidas para um único sistema de referências, estas não eram recíprocas.
Refere-se à mecânica quântica: Baseia-se na