Ciclos Biogeoquímicos
Ciencias do Ambiente
Turma: 3082
Prof.:
Macaé, 15 de abril de 2014
Aluna:
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
INTRODUÇÃO Os ciclos biogeoquímicos representam a movimentação natural de elementos químicos no ecossistema entre os seres vivos (componentes bióticos) e o meio ambiente (componentes abióticos).
Com a morte de um organismo, a matéria orgânica que compõe o mesmo é degradada por agentes decompositores e seus elementos químicos retornam ao ambiente, sendo reaproveitados por outro organismo vivente.
O fato de o planeta Terra ser um sistema dinâmico, respondendo ao pressuposto de Lavoisier (na natureza nada se perde tudo se transforma), o movimento e a estocagem da matéria afeta todos os processos físicos, químicos e biológicos, propiciando a ciclagem de macro e micro nutrientes.
Neste trabalho, iremos abordar os ciclos da água, carbono, nitrogênio, enxofre e fósforo.
CICLO DA ÁGUA
O ciclo da água caracteriza-se pela contínua circulação da água sobre nosso planeta.
Tem como início a radiação solar que incide sobre a Terra. O calor provoca a evaporação das água dos oceanos, rios, mares, lagos e lagoas, também há evaporação de parte da água presente no solo.
A transferência de água da superfície terrestre para a atmosfera também ocorre por meio da transpiração das plantas e dos animais.
Depois que evapora, a água em forma de vapor é transportada pelas massas de ar para as regiões mais altas da atmosfera. Lá em cima, ao ser submetido à baixas temperaturas o vapor se condensa e se liquefaz. É assim que surgem as nuvens.
Quando a nuvem fica carregada de pequenas gotas, estas se reunem formando gotas maiores que se tornam pesadas e caem sobre a superfície Terrestre. Dependendo das condições do clima, a água pode chegar à superfície em forma de chuva, neve ou granizo.
A água que cai sobre o planeta tem diferentes destinos. Parte cai sobre os rios, mares e