Ciclos Biogeoquímicos
Biogeoquímicos
Profª. Patrícia Orosco
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Ciclos: representam a troca e a circulação de matéria entre os componentes vivos e físico-químicos da biosfera. Bio: os organismos interagem no processo de síntese orgânica e na decomposição dos elementos.
Geo: o meio terrestre (solo) é o reservatório dos elementos. Químico: ciclo dos elementos e processos químicos de síntese e decomposição.
ELEMENTOS QUÍMICOS QUE FAZIAM PARTE DE
SERES VIVOS VOLTAM PARA O MEIO AMBIENTE.
Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Este é o princípio de conservação da matéria, enunciado por Lavoisier.
Os elementos químicos são retirados do ambiente, utilizados pelos organismos e novamente devolvidos ao ambiente. Os seres vivos mantém constante troca de matéria com o ambiente.
CICLO DA ÁGUA
A água está em constante mudança de estado físico e há permanente troca dessa substância entre rios, lagos,mares, solos, atmosfera e seres vivos.
Pequeno Ciclo da Água
A água presente sobre a forma líquida na superfície terrestre sobre evaporação e passa para a atmosfera.
Com o resfriamento nas camadas mais altas da atmosfera, os vapores de água condensam-se, formam nuvens e depois voltam à superfície terrestre sob a forma de chuva.
Havendo resfriamento excessivo na atmosfera, os vapores de água podem sofrer condensação e depois solidificação, dando origem à neve ou gelo.
GRANDE CICLO DA ÁGUA
Os seres vivos absorvem ou ingerem água, pois ela é fundamental para sua sobrevivência. Parte da água presente no corpo dos seres vivos retorna ao ambiente pela respiração, excreção e principalmente pela transpiração. Plantas liberam água pela transpiração, respiração e fotossíntese.
Animais liberam água pela transpiração e excreção. CICLO DO
CARBONO
Consiste na fixação desse elemento pelos seres autotróficos por meio da fotossíntese ou quimiossíntese.
Esses processos incorporam o