Ciclos Biogeoquímicos
Ciclo do Carbono
Um dos ciclos naturais mais importantes da natureza é o ciclo do carbono, responsável pela movimentação dos reservatórios naturais, seres vivos e atmosfera.
Neste ciclo, têm-se a participação de organismos vivos, abióticos e reações, transformações químicas. Este ciclo nada mais é que a movimentação do carbono entre os diferentes meios relacionados acima, totalizando seis principais processos responsáveis por esta manutenção: o processo respiratório, a fotossíntese, a decomposição, a fossilização, a vulcanização e a combustão.
Figura 1. Ciclo do carbono
Fonte : Projeto Braga
A descrição das etapas do movimento contínuo do carbono pode ser verificada a partir da decomposição da matéria orgânica, que tem como produto o gás metano, que envia o carbono sob forma gasosa para a atmosfera, assim como a extração do carbono em sua forma orgânica. Direcionamento do carbono orgânico-biológico para a atmosfera, por processos respiratórios (aeróbicos, fermentativos) na forma de CO2.
Passagem do carbono orgânico-biológico para rochas e jazidas, pela fossilização, onde o carbono acaba formando reservatórios rochosos e combustíveis. Passagem do carbono de rochas e jazidas para o extrato atmosférico em larga escala pela queima de combustíveis fósseis. Volta do carbono do extrato atmosférico para o orgânico-biológico,
Ciclos Biogeoquímicos
principalmente pela fotossíntese, onde ocorre o sequestro do CO2 da atmosfera, e a inserção deste carbono em moléculas orgânicas.
Este ciclo está diretamente ligado ao aquecimento global, o protocolo de Kyoto definiu a responsabilidade de todos os países pela redução das emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa, como por exemplo, o dióxido de carbono. O desequilíbrio do ciclo de carbono é o principal responsável pelo ao aquecimento global.
Ciclo do Nitrogênio
O nitrogênio é um componente importante para a formação de duas moléculas orgânicas muito