Ciclos biogeoquímicos e fluxo de energia nos ecossistemas
......
BIOLOGIA
CURITIBA, 2011
...
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS E FLUXO DE ENERGIA NOS ECOSSISTEMAS
“TRABALHO APRESENTADO À DISCIPLICA DE BIOLOGIA, MINISTRADA PELO PROFESSOR ..., COMO AVALIAÇÃO BIMESTRAL”
CURITIBA
2011
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO. 3
2. FLUXO DE ENERGIA NOS ECOSSISTEMAS 3
2.1. PIRÂMIDES 3
2.2. PRODUTIVIDADE 3
3. CICLOS BIOGEOQUÍMICOS 3
3.1. CICLO DA ÁGUA 3
3.2. CICLO DO CARBONO 3
3.3. CICLO DO NITROGÊNIO 3
4. CONCLUSÃO 3
BIBLIOGRAFIA 3
INTRODUÇÃO.
Nesse trabalho contém uma pesquisa feita para identificar o que significa e quais são os ciclos biogeoquímicos, e também o que significa fluxo de energia nos ecossistemas, pois sabemos que para qualquer indivíduo viver precisa de grande energia adquirida de algum lugar, e quem nos mostra de onde vem toda essa energia são as pirâmides que representam o fluxo de energia nos ecossistemas.
FLUXO DE ENERGIA NOS ECOSSISTEMAS
As condições favoráveis de vida na terra se dão pelo fato da existência do sol, o qual aquece o solo, a água e o ar possibilitando então a existência de seres vivos nesse meio.
Plantas e algas captam a luz solar e através da fotossíntese disponibilizam-na, após transformarem em energia química, aos consumidores primários e consecutivamente para os secundários e assim por diante, de acordo com o nível trófico de cada indivíduo sendo que esse por sua vez utiliza-a em seu metabolismo.
1 PIRÂMIDES
As pirâmides são esquemas de demonstrar a passagem energia de um nível trófico para outro, lembrando que essa energia é dissipada a cada nível trófico que ela passa. Existem três tipos de pirâmides para representar o fluxo de energia dentro de um ecossistema, sendo esses três tipos a de biomassa, a de energia, e a de números.
A de Biomassa representa a massa que cada nível tem, a de números representa o número de indivíduos que tem em cada nível trófico e por ultimo a de