Pesquisa contabil
Projeto de Pesquisa contábil
Projeto de pesquisa: Funções e estrutura fundamental
O papel do projeto de pesquisa é fundamental devido ainda não saber qual o tema com certeza a ser feito, ter como ao longo do caminho um roteiro ser seguido, para que se estabeleçam as etapas a serem cumpridas e o tempo e recursos administrados. O projeto de pesquisa deve ser flexível, porque todo projeto é provisório, e pode sofrer alterações no seu desenvolver.
Um pesquisador sabe que sua pesquisa se transformará em caminhada lenta, que os recursos em pouco tempo estarão esgotados por falta de planejamento, ou seja, sem projeto, não existe sequer o caminho.
O projeto de pesquisa é um eficaz roteiro direcionador, um esquema prévio para a construção dos materiais e técnicas que serão necessários para alcançar os objetivos pretendidos. Não tem como fazer uma pesquisa sem um projeto, pois logo ele perceberá que o próprio tema lhe parece fugir constantemente. Facilmente o pesquisador pode se pôr a perder em uma floresta temática, que lhe oferece mil direções e possibilidades, para isso ele terá que dentro de um tema mais amplo, é preciso recortar, criar um problema, estabelecer uma direção, e que o projeto vai lhe permitir precisamente a efetivação destes múltiplos recortes que tornarão a sua pesquisa possível, viável e relevante.
As partes de um projeto de pesquisa
Um projeto de pesquisa para ser mais fácil de pesquisa é ideal que se antecipe algumas perguntas fundamentais relacionadas a pesquisa proposta, tanto no sentido de dar satisfação a terceiros como no sentido de promover um auto-esclarecimento para o próprio pesquisador e um delineamento preciso do recorte temático, de cada etapa, de cada instrumento e de cada técnica a ser abordada. Assim, ele responde de antemão as seguintes perguntas relacionadas a pesquisa proposta:
• O que se pretende fazer?
• Por que fazer?
• Para que fazer
•