Ciclos biogeoquimicos
Os ciclos biogeoquímicos são processos naturais que por diversos meios reciclam vários elementos diferentes em formas químicas do meio ambiente para os organismos, e depois, fazem o processo contrário, ou seja, trazem esses elementos dos organismos para o meio ambiente. Dessa forma, a água, o carbono, o oxigênio, o nitrogênio, o fósforo, o cálcio, e outros percorrem esses ciclos, unindo todos os componentes vivos e não vivos da Terra.
Um ciclo biogeoquímico pode ser entendido como sendo o movimento ou o ciclo de um determinado elemento ou elementos químicos através da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera da Terra.
O estudo desses ciclos se torna cada vez mais importante, como para avaliar o impacto ambiental que um material potencialmente perigoso, possa vir causar no meio ambiente e nos seres vivos que dependem diretamente ou indiretamente desse meio para garantir sua sobrevivência.
A matéria pode ser constantemente reaproveitada na natureza, ou seja, quando uma planta ou animal morre, as bactérias e fungos que estão presentes os solos são início ao processo de decomposição desses seres, e nesse processo de decomposição são trazidos de volta ao solo sais minerais, água e outros elementos.
Uma vez que esses elementos estão disponíveis novamente no solo, ar ou ambiente de maneira geral, o processo todo se reinicia, como se fosse uma grande engrenagem, o nitrogênio que está no ar atmosférico é utilizado por algumas bactérias que se encontram nas raízes de algumas plantas, o fósforo é novamente incorporado pelos seres vivos para compôs os fosfolipídios e assim sucessivamente.
Os ciclos biogeoquímicos estão intimamente relacionados com os processos geológicos, de tal forma que é praticamente impossível tentar entender um ciclo biogeoquímico sem antes saber o que se passou com o planeta, as transformações que ele sofreu e que ainda continua a sofrer.
O Ciclo da água
A água na natureza pode ser encontrada nos três estados físicos: sólido,