Ciclos biogeoquimicos
Enunciado
Os sistemas de bacias hidrográficas fornecem um tipo de unidades mínima de ecossistemas , em relação ao gerenciamento prático. Os estudos a longo prazo (10 anos ou mais de pesquisas durante o ano todo) sobre bacias hidrográficas experimentais equipadas com instrumentos ( laboratórios ao ar livre, por assim dizer), tais como os estudos que continuam a ser realizados em muitos locais os Estados unidos bem como de outros países do mundo, avançaram consideravelmente o nosso entendimento dos processos biogeoquímicos básicos conforme eles ocorrem nos ecossistemas relativamente não-perturbados das cabeceiras dos rios.
Tais estudos por sua vez, fornecem uma base para comparação com bacias hidrográficas agrícolas, urbanas e outras mais “domesticas” , onde vive a maioria das pessoas. Estas comparações, revelando até que ponto muitas atividades humanas são negligentes e incorrem em desperdícios desnecessários, apontam meios de se restaurar o comportamento cíclico dos nossos nutrientes vitais, meios estes que, naturalmente, também conservam energia.
Exemplos
Na Fig. 4-7, apresenta-se um modelo quantitativo do ciclo do cálcio para bacias hidrográficas montanhosas e florestadas da área de estudos de Hubbard Brook, em Nova Hampshire. Os dados baseiam-se em estudos de seis bacias de drenagem, que variam de 12 a 48 hectares (Bormann e Likesns, 1967, 1979; Likens et al., 1977). A precipitação , com 1.230 mm por anos , foi medida por uma rede de estações pluviométricas, e a quantidade de água que saía da bacia na corrente que drenava cada unidade hidrográfica foi medida por uma represa com abertura em V . A partir da concentração de cálcio e de outros minerais na entrada e saída da água e nos pools biótico e do solo, foi possível se calcular o balanço de entradas e saídas de bacias hidrográficas.
Dentro da floresta não-perturbada, porém de crescimento rápido, a retenção e a reciclagem