Ciclos biogeoquimicos
Ciclos Biogeoquímicos
Aluno
Disciplina: Biologia
Profº:
B – Turma
Introdução
O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Os principais ciclos são o do carbono, da água, do oxigênio, e do fósforo, além de vários outros não tão presentes no nosso dia-a-dia, entretanto essenciais para nossa existência. Na ausência de qualquer um desses ciclos ocorre uma reação em cadeia onde todo ecossistema é afetado.
Conclusão
Com o desenvolvimento desse trabalho pude compreender que os ciclos biogeoquímicos são de suma importância para todo tipo de vida no nosso planeta. Caso haja um interrompimento no ciclo de qualquer elemento, essa ação afetará todo ecossistema. Os elementos e seus respectivos ciclos citados nesse trabalho, atuando direta ou indiretamente na vida humana, são absolutamente necessários. Os elementos auxiliam nosso organismo a funcionar perfeitamente e seus ciclos possibilitam a renovação dos mesmos.
Ciclos Biogeoquímicos
O ciclo biogeoquímico é o movimento ou o ciclo de um determinado elemento ou elementos químicos através da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera da Terra.
São processos naturais que reciclam elementos em diferentes formas químicas do meio ambiente para os organismos, e, depois, vice-versa. Água, carvão, oxigênio, nitrogênio, fósforo e outros elementos percorrem estes ciclos, unindo os componentes vivos e não vivos da Terra.
Sendo a Terra um sistema dinâmico, em evolução, o movimento e a estocagem de seus materiais afetam todos os processos físicos, químicos e biológicos.
Ciclo da Água (H2O)
O ciclo da água (H2O) ocorre em todos os estados físicos, é motivada pela energia da irradiação solar.
Caso haja um interrompimento no ciclo, uma incalculável mudança ocorrerá, comprometendo a configuração das paisagens e colocando em risco diversos tipos de vida no planeta. Um exemplo claro é o aquecimento global, que ocasiona o derretimento das