Ciclo Produto
A análise do Ciclo de Vida de um produto compreende desde a extração dos recursos naturais necessários para a produção até a disposição final do produto. Desde a criação de um produto até coloca-lo no mercado, existem estudos para verificar a capacidade de sucesso do produto, como a Pesquisa de Mercado e do Produto. O produto segue algumas etapas, são elas:
-Desenvolvimento do Produto: alguns produtos surgem devido o descobrimento científico ou aperfeiçoamento de um já existente. Portanto, o desenvolvimento do produto ocorre quando a empresa desenvolve a ideia, sendo que as vendas não existem e os custos dos investimentos são crescentes.
-Introdução: é o período em que o produto é inserido no mercado. Nesse contexto, as vendas começam a ser realizadas, todavia, não são suficientes para cobrirem as despesas, como as despesas de propaganda e de distribuição do produto.
-Crescimento: período em que o produto adquire uma parte do mercado satisfatória, indicando a aceitação do mesmo e inicia-se a geração do lucro, é o período de ápice de um produto. Exige inovação em tecnologia, marketing e em processos.
-Maturidade: durante esse período, as vendas começam a declinar, pois são introduzidos no mercado produtos concorrentes que oferecem diferenciais significativos. É comum o gasto de muitos recursos financeiros para a propaganda, a fim de manter-se o produto no mercado.
-Declínio: é a obsolescência do produto, devido a criação de produtos concorrentes.
O tempo em que o produto permanece em cada fase é variável, portanto, é difícil na prática descobrirmos qual o tempo que um produto em elaboração se manterá no mercado.