Atps Matemática Financeira
919 palavras
4 páginas
A Matemática Financeira é um corpo de conhecimento que estuda a mudança de valor do dinheiro com o decurso de tempo, para isso cria modelos que permitem avaliar e comparar o valor do dinheiro em diversos pontos do tempo, é ela que constitui a base do mercado financeiro, através da estrutura de funcionamento de dois produtos: juros simples e juros compostos. Um conteúdo importante para o sucesso de aprendizagem dos métodos de aplicações financeiras é a porcentagem, que são cálculos percentuais, suas formas de representação e aplicação em situações envolvendo finanças. O juro é a remuneração pelo empréstimo do dinheiro. Ele existe porque a maioria das pessoas prefere o consumo imediato, e está disposta a pagar um preço por isto. Por outro lado, quem for capaz de esperar até possuir a quantia suficiente para adquirir seu desejo, e neste ínterim estiver disposta a emprestar esta quantia a alguém, menos paciente, deve ser recompensado por esta abstinência na proporção do tempo e risco, que a operação envolver. O tempo, o risco e a quantidade de dinheiro disponível no mercado para empréstimos definem qual deverá ser a remuneração, mais conhecida como taxa de juros.
JUROS SIMPLES: o juro de cada intervalo de tempo sempre é calculado sobre o capital inicial emprestado ou aplicado.
JUROS COMPOSTOS: o juro de cada intervalo de tempo é calculado a partir do saldo no início de correspondente intervalo. Ou seja: o juro de cada intervalo de tempo é incorporado ao capital inicial e passa a render juros também.
Observe primeiramente o juro simples, detalhando a sua forma de rendimento, que visa juros fixos de acordo com o capital investido, os valores dos rendimentos são os mesmos mês a mês. A construção de uma tabela ajudará a entender e visualizar os retornos da aplicação. Observe.
Exemplo:
Qual o montante a ser produzido por um capital de R$ 1 000,00 aplicados a uma taxa de 2% ao mês durante 8 meses, no regime de juros simples?
Construindo a tabela dos