ATPS Contemporaneidade do Serviço Social
Curso: Serviço Social
Disciplina: Serviço Social na Contemporaneidade
Alunas: Cilene Santos Brito – RA: 408992
Cleide Silviana Ferreira – RA: 435597
Letícia Vitória Frazão – RA: 431111
Luciene Silva Lamoglia Vieira – RA: 419063
Atividades Práticas Supervisionadas
Profª.: Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia
Macaé/RJ
13/06/2013
ETAPA 1 – PASSO 2
Conquistas e Dilemas no Projeto Profissional dos anos 1980
Antigamente um serviço social individualista, onde se trabalha: Casos, Grupos e Comunidade. Hoje nós vimos um indivíduo como um todo, inserido num contexto social. A prática hoje leva o profissional a fazer o Usuário a refletir todo o seu cotidiano, para que se busque a superação, que ele encontre, tendo visão do direito que ele possui a sua autonomia e saia da vulnerabilidade. È claro que de acordo com sua visão de mundo, com sua formação profissional.
Os rumos assumidos pelo duplo debate efetuados na década de 1980 apontaram ainda para o privilégio- ainda que não haja exclusividade- de uma teoria crítica desveladora dos fundamentos da produção e reprodução da “questão social”.
O perfil do profissional a partir dos anos 80 deve ser comprometido com os valores ético humanistas: como os valores de liberdade; igualdade e justiça, como pressupostos e condições para autoconstrução de uma nova cidadania coletiva, capaz de abranger as dimensões econômicas, políticas e cultural dádiva dos produtores de riqueza do conjunto das classes subalternas. Universo este que presidiu o novo código de Ética Profissional ora em vigor.
PASSO 2
Problematização do Tema
A preocupação que move tais reflexões é de construir, no âmbito do serviço Social, uma proposta de formação profissional conciliada com os novos tempos, radicalmente comprometida com os valores democráticos e com a prática de construção de uma nova cidadania na vida social, isto é, de um