Ciclo Operacional
Empresa LevFort.
Depois de realizado e apurado os resultados do diagnóstico podemos detectar os possíveis pontos a serem melhorados na empresa, assim faz-se necessários à elaboração do levantamento e analise, pois, deste modo podemos observar claramente quais os motivos que causam uma má eficiência no ciclo operacional da empresa, comparando-os com outras situações vividas pela empresa e/ou concorrentes diretos ou ainda por autores de obras relacionadas com o assunto.
O ciclo operacional da LevFort nunca teve uma atenção especial, pois, seus gestores desconhecem as técnicas a ele atribuídas. Desta forma a empresa deixa a desejar em relação à gestão financeira. Uma boa gestão visa alocar da melhor forma possível os recursos disponíveis a fim de se otimizar a administração dos negócios e obter um retorno positivo. A falta de capacitação gerencial leva a decisões errôneas capazes de atingir profundamente e, talvez, irreversivelmente a operacionalização do empreendimento. Por esse motivo e devido a concorrência entre as empresas que está cada vez mais acirrada, é necessário avaliar, sempre, as decisões tomadas, seus efeitos e as suas causas afim de se planejar as decisões futuras, evitando dessa forma que a empresa trilhe um caminho sem volta.
A elaboração do ciclo operacional de uma empresa tem a função de dar uma visão panorâmica ao Administrador financeiro das entradas e saídas de recursos.
Serve também para auxiliar na elaboração de estratégias financeiras.
O ciclo operacional é constituído pelos ciclos Econômicos e Financeiros
Segundo Hoji, o Ciclo Operacional inicia-se junto com o Ciclo Econômico ou Ciclo
Financeiro, o que ocorrer primeiro, e encerra-se junto com o encerramento do
Ciclo Econômico ou Financeiro, o que ocorrer por último.
Na empresa isso não ocorre, onde os estoques têm um giro lento ficando parado por muito tempo, apesar da empresa tentar executar o método just-time, que