Ciclo Hidrológico
Para compreender-mos o que é o ciclo da água, é bom conhecer-mos os seguintes conceitos:
Precipitação - trata-se do vapor de água condensado que cai sobre a superfície terrestre (chuva).
Infiltração - consiste no fluxo de água da superfície que se infiltra no solo.
Escoamento superficial - é o movimento das águas na superfície terrestre, nomeadamente do solo para os mares.
Evaporação - é a transformação da água no seu estado líquido para o estado gasoso à medida que se desloca da superfície para a atmosfera.
Transpiração - é a forma como a água existente nos organismos passa para a atmosfera.
Evapotranspiração - é o processo conjunto pelo qual a água que cai é absorvida pelas plantas, voltando à atmosfera através da transpiração ou evaporação directa (quando não absorvida).
Condensação - é a transformação do vapor de água em água líquida, com a criação de nuvens e nevoeiro.
Ciclo hidrológico ou da água, é uma referência à troca de água na hidrosfera (contínua), entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas, estudada por uma ciência chamada Hidrologia. A água pura é um líquido cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Na atmosfera, pode reagir com determinados gases - como dióxido de enxofre, óxidos de azoto e dióxido de carbono - provocando chuvas ácidas. É de reparar que a água move-se cíclica e perpetuamente. A constatação destes dos factos, leva à discussão sobre a forma como o ser humano usa a água, muito pouco sustentável por sinal.
Apesar disso, é necessário constatar que a água é a única substância que existe, em circunstâncias normais, em todos os três estados da matéria (sólido, líquido e gasoso) na natureza. A coexistência destes três estados implica que existam transferências contínuas de água de um estado para outro.
A água proveniente da evapotranspiração atinge um certo nível da atmosfera em que ele se condensa, formando nuvens. Nas nuvens, o vapor