Ciclo estral: relações com o ciclo menstrual
CURSO: 1º PERÍODO MEDICINA
DISCIPLINA: PRÁTICAS FUNCIONAIS
PROFESSORA: ME. DÉBORA
CICLO ESTRAL: RELAÇÕES COM O CICLO MENSTRUAL
AMANDA SUÉLLEN F. CAMARGOS
BRUNA FERREIRA ALVES
CARLA G. MELO VIEIRA
CAROLINA U. VILELA
JÉSSICA V. F. F. DE ARAUJO
MICHELLE K. M. PERES
PATOS DE MINAS
2012
AMANDA SUÉLLEN F. CAMARGOS
BRUNA FERREIRA ALVES
CARLA G. MELO VIEIRA
CAROLINA U. VILELA
JÉSSICA V. F. F. DE ARAUJO
MICHELLE K. M. PERES
CICLO ESTRAL: RELAÇÕES COM O CICLO MENSTRUAL
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina de Práticas Funcionais do curso de Medicina do Centro Universitário Patos de Minas sob orientação da Professora Mestre Débora.
PATOS DE MINAS
2012
1. Introdução
O ciclo estral é o período decorrente entre sucessivas fases de receptividade sexual, geralmente chamadas de cio ou estro. O acasalamento no ciclo estral está limitado ao período do cio, que coincide com a ovulação, diferentemente do ciclo menstrual que pode ocorrer em qualquer época. , porém os mecanismos endócrinos envolvidos nesse processo se assemelham aos observados no ser humano. A rata apresenta um perfil hormonal bastante similar ao perfil humano e, assim como na mulher, a ovulação ocorre de maneira espontânea e cíclica.
As ratas apresentam curta duração de seu ciclo estral, média de 4 a 5 dias, que se estende de uma ovulação a outra, caracterizando-se por quatro fases que foi dividido classicamente em estádios que representam eventos comportamentais e/ou gonadais.
Proestro: Período de desenvolvimento folicular, subsequente à regressão lútea e que termina no estro. Possui duração de 12 horas é o período que se caracteriza pela preparação do organismo para a ovulação, fisiologicamente os níveis de hormônios gonadotrópicos LH e FSH estão elevados levando ao aumento do número de folículos o que se traduz em um aumento progressivo na produção dos estrógenos.
Estro: Período de receptividade