Ciclo do S,N,P
Apesar de compor 78% da atmosfera o elemento N não constitui nenhuma rocha terrestre, por esse motivo ele é o mais caro dos fertilizantes, pois em sua fabricação exige varias reações químicas, as quais necessitam de muita energia. Tal afirmação é justificada pela difícil síntese de seus compostos, por exemplo, para produzir o NH3 é necessário cerca de 16800 Kcal/Kg contra 2100 Kcal/Kg do K2O. A difícil síntese de nitrogenados deve-se, a principio pela transformação de N2 (composto super estável) em 2N. Além dessa, temos a reação de formação da amônia - NH3 - composto base para a formação de adubos nitrogenados:
EN2 + 3H2 2NH3
Pressão
O hidrogênio utilizado para fabricação deste composto depende da utilização de H oriundo do gás natural, gás residual ou resíduo asfáltico.
A amônia é a base para formação de compostos nitrogenados (principais responsáveis pela disponibilidade de N no solo). Dentro os principia temos:
Ureia – CO (NH2)2 contem 45% de nitrogênio.
• Primeiro temos a formação de carbomato:
NH3 + CO2 NH2CO2NH4
• Logo após temos a desnitrificação do carbomato formando ureia:
NH2CO2NH4 CO (NH2)2
Sulfato de Amônio – (NH4)2SO4 apresenta 21% de nitrogênio e também 23% de enxofre.
2NH3 + H2SO4 (NH4)2SO4
Nitrato de Amônia – NH4NO3 apresenta 33,5% de nitrogênio. A síntese do nitrato de amônia requer a neutralização do acido nítrico com amônia gasosa.
• Formação de acido nítrico:
NH3 + 2O2 HNO3 + H2O
• Formação de nitrato de amônia:
NH3 + NHO3 NH4NO3
S(Enxofre)
O enxofre é extraído de grandes depósitos de origem vulcânica, bacias de evaporitos e danos salinos, que se encontram tanto no subsolo quanto a céu aberto. As principais jazidas de enxofre se encontram no México, Japão, Finlândia, Chile, Itália e sul dos Estados Unidos.
A síntese de adubos a base de enxofre está ligado diretamente com a do fosforo e em menor parte com a do nitrogênio. O enxofre é usado principalmente na produção